Seja bem vindo a Online Farma!

Na busca pelo peso ideal, algumas pessoas tendem a regular a alimentação, seguindo dietas que descartam refeições como o jantar, por exemplo. Porém, já foi comprovado que é possível emagrecer comendo bem.

Pesquisas mostram que o mais difícil ao seguir dietas convencionais é a redução da quantidade de comida ingerida por refeição. Nos primeiros dias é até mais fácil, mas a supressão da alimentação ao longo dos dias vai se tornando muito difícil. O que precisamos ter em mente é que o que vale não é a quantidade, e sim a qualidade. O ideal é não reduzir tanto a quantidade de comida, mas substituir pratos fritos e gordurosos por alimentos ricos em água e fibras, como grão de bico, pepino, cenoura, maçã, entre vários outros, que também ajudam no funcionamento do intestino e previnem doenças do coração, câncer e diabetes. É a chamada dieta volumétrica, que além de saciar por mais tempo, diminui os riscos de cometer deslizes, uma vez que se está comendo bem.

Como fazer? Saladas de verduras e legumes antes do prato principal são muito bem-vindas. Elas chegam a economizar 12% de calorias por refeição. No inverno, as saladas podem ser substituídas pelas sopas magras, que surtem o mesmo efeito. Outra novidade desta dieta é que os doces, salgadinhos e outras guloseimas não precisam ser vetados do cardápio, mas seu consumo deve ser esporádico e em pequenas quantidades. Apostar em doces com frutas é uma opção, como por exemplo, torta light de maçã ao invés de chocolate.

Confira algumas dicas para montar um cardápio baseado na dieta volumétrica:

- Diminua a porção das massas e acrescente legumes ao molho;
- Capriche nos lanches naturais, sem se preocupar com o volume: use alface, cenoura, abobrinha grelhada, rúcula;
- Insira o chocolate como sobremesa, pois com o estômago cheio fica mais fácil se contentar com um pedacinho;
- Coloque pedaços de frutas na gelatina light;
- Acrescente frutas e aveia ao iogurte desnatado;
- Substitua o filé grelhado pela carne de panela. Ensopados e refogados contém calorias reduzidas e saciam mais a fome;
- Criar o hábito de comer alimentos naturais e integrais é uma questão de tempo.

Por: AgComunicado