Seja bem vindo a Online Farma!

Praticar exercícios físicos na piscina está se tornando cada vez mais comum. Nadar, e até pedalar, correr ou malhar dentro da água beneficia a mente e o corpo, especialmente as articulações, que são poupadas de impactos intensos.

Apesar da aparente fluidez, o meio líquido faz com que o corpo tenha que utilizar força e energia consideráveis, já que precisa oferecer resistência à água para fazer os movimentos. Exercícios na piscina, especialmente a natação, trabalham todos os músculos.   

Quem não gosta de praticar esportes por conta da sudorese, pode gostar e se beneficiar bastante na água! As atividades na piscina permitem desenvoltura aeróbica e ganho de resistência muscular sem exigir muito das articulações.  É uma boa alternativa para quem está acima do peso, ou que tem problemas de saúde de diferentes naturezas, pois a água deixa o corpo com a sensação de leveza, sem sobrecarregar as juntas. São exercícios que trazem uma grande sensação de bem estar pós treino.

A pressão da  água contribui para a distribuição do sangue pelo corpo – o que melhora o sistema circulatório. Uma das grandes diferenças entre praticar exercícios físicos dentro e fora da piscina é a resistência que a água exerce e a força exigida na hora de executar os movimentos.

As atividades mais populares na piscina são a natação e a hidroginástica. Ambas proporcionam ganhos cardiorrespiratórios e demandam força muscular.

A natação gera excelente gasto calórico e auxilia no processo de emagrecimento. Quando realizada em uma intensidade moderada, proporciona um gasto calórico de, aproximadamente 700 a 800 calorias em uma hora. Além de ajudar a emagrecer, é um esporte que ajuda a definir o corpo, melhora o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória.

Ao contrário da natação, a hidroginástica trabalha a musculatura de forma mais localizada. Uma hora de aula pode gastar, em média, 300 a 400 calorias. É um exercício que também ajuda no processo de emagrecimento, melhora o condicionamento físico, motor e a postura.

Neste verão, que tal começar a se exercitar na água, e associar a prática à uma alimentação saudável e balanceada?

Por: AgComunicado