Seja bem vindo a Online Farma!

 

Alimentação macrobiótica aproveita o açúcar natural das frutas através do aquecimento

Estudo realizado pelo Ministério da Saúde conclui que um a cada cinco brasileiros consome doces cinco ou mais vezes por semana. A população jovem lidera a lista e 28,5% entre os 18 e 24 anos de idade insere a sobremesa no cardápio com regularidade. A preocupação nesse caso de acordo com a diretora de Vigilância de Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Marinho de Souza, é em relação ao possível aumento da diabetes no país. 

No frio a vontade por doces pode aumentar, pois o corpo costuma gastar mais energia e necessita de reposição. Percebeu que está comendo mais doces nos dias frios? Selecione as melhores opções. 

Quais são os doces saudáveis?

Márcia Chao é idealizadora do Centro de Auto Educação Vitalícia que segue os conceitos da alimentação macrobiótica, livre de açúcar refinado, farinha branca e lactose. Ao seguir a prática da alimentação macrobiótica é possível aproveitar uma variedade de alimentos sem se preocupar com o aumento de peso, pois os pratos são preparados em sua maioria a partir do açúcar natural das frutas e a inserção de carboidratos saudáveis, como o trigo integral e grãos. 

Como exemplo de prato doce livre de açúcar artificial Márcia cita a torta folhada e assada de banana que faz o maior sucesso entre os clientes, assim como o bolo de quinoa sem glúten e sem açúcar. Os chás são também excelentes opções para substituir as sobremesas e aquecer o corpo. 

“As bebidas quentes, neste critério alimentar, usamos o chá que é feito de acordo com o cardápio do dia. A bebida deve ser ingerida, não para matar a sede, mas sim para o benefício da digestão”, acrescenta. 

No inverno os conceitos da macrobiótica respeitam a ordem natural da transformação a partir da teoria de yin yang, “Ou seja, neste caso a banana crua seria no estado yin, que ao assar transforma-se no estado yang”, explica a fundadora. Confira receitas de doces saudáveis e sem açúcar:

 

Bolo de quinoa sem açúcar e sem glúten

(receita do restaurante Clorofila)

 

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo

2 ovos

3 bananas

1 xícara (200 gramas) de quinoa

1 colher (chá) de fermento (o mínimo possível para ter uma boa digestão)

 

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Por último, coloque o fermento.Coloque a mistura em uma assadeira untada e leve ao forno, em 180º, por 25 minutos.

 

 

Maçã cozida com canela

Ingredientes:

 

3 maçãs verdes

Canela em pau a gosto

 

Modo de preparo:

Coloque as três maçãs com casca e dois paus de canela numa panela com água e deixe sobre o fogo baixo. Tampe a panela e espere cozinhar até a casca da maçã abrir. Com o garfo retire as maçãs do fogo e remova as sementes. Coloque no fogo novamente até desmanchar. Quanto maior o tempo de cozimento, mais doce fica. Espere esfriar e polvilhe com canela. 

 

Peras cozidas com cravo e canela

 

Ingredientes:

 

Peras

Cravo da índia e canela em pau

 

Modo de preparo: 

Coloque as peras com casca, a canela e o cravo numa panela com água e deixe sobre o fogo baixo. Tampe a panela e espere cozinhar até a casca da pera abrir. Com o garfo retire as peras do fogo e remova as sementes. Coloque no fogo novamente até desmanchar. Quanto maior o tempo de cozimento, mais doce fica. Espere esfriar e polvilhe com canela, se preferir. 

 

Referências:

https://saudenacozinha.com/tag/doce-sem-acucar/

https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,1-em-cada-5-brasileiros-come-doces-cinco-ou-mais-vezes-por-semana,10000025403

 

 

Márcia Chao, Idealizadora do Centro de Auto Educação Vitalícia