Seja bem vindo a Online Farma!

Se você é vegetariano ou pretende diminuir a ingestão de carnes, confira algumas dicas de boas fontes proteicas: 

Coco: oito porções de coco, cerca de 80g, correspondem ao consumo proteico de um filé de frango. Os benefícios são obtidos quando se come a fruta ou se toma o leite feito a partir dela. Rico em fibras, a restrição ao seu consumo se dá pela grande quantidade de gordura saturada. 

Arroz integral: boa fonte de proteínas. Deve ser consumido com outros alimentos ricos em proteínas para fornecer todos os aminoácidos necessários ao corpo. É rico em fibras e um carboidrato de absorção lenta, que ajuda a liberar substâncias químicas que promovem bem-estar, como a serotonina. 

Sopa Missô: um dos principais pratos da culinária japonesa é também boa fonte de proteínas. Contém isoflavonoides que combatem hipertensão e mau colesterol, e melhoram a digestão. Três porções fornecem a quantidade de proteínas contida num filé de frango. 

Beterraba: seis unidades pequenas correspondem ao consumo de um filé de frango. Alimento de baixa caloria, rico em antioxidantes, especialmente os que beneficiam o fígado. 

Grão-de-bico: a quantidade de proteínas contida no alimento chega a 23%. C omo não são proteínas completas, precisam ser combinadas a outras fontes, como arroz integral ou ervilhas. O grão-de-bico é rico em sais minerais, vitaminas do complexo B, fibras, cálcio, ferro, magnésio, e está associado ao aumento da produção de serotonina no organismo. 

Pasta de amendoim: Boa fonte de proteína, com cerca de 28% dos nutrientes, mas na versão incompleta. Fonte de substâncias antioxidantes associadas à boa saúde cardíaca e vascular. 

Ervilhas: Contém cerca de 5% de proteínas. A propriedade é mantida no alimento fresco, congelado ou em conserva. A proteína contida, no entanto, não é do tipo completo, e por isso as ervilhas devem ser combinadas com outras fontes de proteína para fornecimento dos aminoácidos necessários ao corpo. Ricas em vitaminas C e K e sais minerais. 

Abacate: a quantidade de proteína contida na fruta é quase a mesma encontrada no leite integral. Cada unidade oferece cerca de 2% de proteínas. Para chegar à mesma quantidade de um filé de frango, seria necessário consumir cerca de 15 unidades, mas a recomendação é combinar os alimentos consumidos ao longo do dia para chegar à quantidade diária necessária de proteínas. Rico em fibras e ômega 6 e combate à hipertensão e ao mau colesterol. 

Aveia: cada porção fornece 3% de proteínas completas ao corpo. Para o organismo receber a mesma quantidade presente em um filé de frango seria necessário consumir 11 porções. Isso serve apenas para comparação. A dieta é que deve fornecer a quantidade de proteínas necessárias à manutenção do corpo. A aveia é boa fonte de antioxidantes e de vitaminas do complexo B. 

Quinoa: proveniente da região dos Andes, o cereal é uma das principais fontes de proteínas entre os grãos. Cada 100g de quinoa contêm 15g de proteínas. A quantidade pode variar um pouco, em razão da diversidade de sementes. Duas porções (160g), oferecem a mesma quantidade de proteínas de um filé de frango. 

 

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  Terra