Seja bem vindo a Online Farma!

O ser humano necessita de uma quantidade diária de gorduras no organismo. Mas há uma série de questionamentos sobre a ingestão de gorduras nocivas e os malefícios que causam à saúde. Uma das mais cruéis vilãs da saúde são as gorduras provenientes das frituras. Estudos já comprovaram que podem desencadear em doenças como: câncer; problemas cardiovasculares; em crianças, problemas de crescimento; problemas de infertilidade; pressão alta; aumento de peso e concentração de gordura na região abdominal, entre outras complicações.
 
Os tipos de gorduras mais conhecidas ainda que de forma leiga são as saturadas e as gorduras trans.

O que são gorduras saturadas?
Gorduras saturadas são provenientes na maioria dos casos de produtos de origem animal. São as gorduras que favorecem o aumento do colesterol LDL (mau colesterol). Essas gorduras são encontradas nas carnes, no leite, derivados do leite, ovos, bacon, banha de porco, óleo de dendê etc.

E o que de fato são gorduras trans?
A gordura trans é derivada da gordura vegetal, trata-se do processo de hidrogenação que aumenta a durabilidade dos produtos. Os produtos mais ricos deste tipo de gordura são: salgadinhos, batata frita, massas folhadas, as famosas bolachas recheadas, bolos industrializados, sorvetes cremosos, pães etc.

Por que a fritura é tão prejudicial à saúde?
O óleo quente por si só sofre uma alteração química e deixa de ser uma gordura insaturada dando lugar àquela gordura já mencionada que aumenta o nível de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
Um dos maiores problemas à saúde que o consumo de frituras causa é o entupimento das artérias, devido a uma substância de nome acroleína (cancerígena) que agride as fibras elásticas, com isso a parede das artérias sofre agressões devido à essa substância, perdendo a elasticidades e são destruídas gradativamente.
 
O consumo constante de frituras causa envelhecimento precoce e comprovadamente leva a problemas cardíacos e ao câncer.

Muitos consomem demasiadamente frituras por considerarem uma maneira mais fácil de consumir os alimentos, e sim... na maioria das vezes, mais saborosa. Os riscos são a longo prazo e o consumo dessas gorduras nocivas pode levar à uma série de problemas, incluindo o aumento de peso e a obesidade.
 
Mudar os hábitos continua sendo a melhor alternativa, pensar na saúde ainda é o mais bem vindo investimento para uma melhor qualidade de vida.