Seja bem vindo a Online Farma!

 Quais alimentos devem ser mais explorados?

 
Milhões de pessoas no planeta sofrem com colesterol alto e junto a esse problema as doenças cardíacas costumam ser motivo para se preocupar ainda mais com este mal.
 
Antes de mais nada é importante entender que colesterol é um tipo de gordura e gorduras são importantes na dieta, são representadas pelo nome de lipídeos. Para entender melhor, aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo e aproximadamente 30% pode ser suprido por meio da dieta.
 
Há ainda dois tipos de colesterol, colesterol bom representado pela sigla HDL e colesterol ruim LDL.  É de responsabilidade individual repensar as quantidades diárias de gorduras ingeridas, lembrando que apenas 30% diante de uma alimentação não-saudável é quase impossível não é mesmo?
 
Quase ninguém pensa nas quantidades de gorduras que consome até estar diante de um diagnóstico médico, e quando as taxas de colesterol se mostram elevadas a única maneira de reverter a situação é por meio da mudança de hábitos.
 
A consulta nutricional é importante para que uma tabela de alimentação seja criada com base nas características e necessidades pessoais. 
 
Parece clichê, mas a prática de atividades físicas e a mudança da alimentação são de extrema importância.
 
Vícios como cigarro e álcool podem prejudicar ainda mais o quadro de saúde. Se o indivíduo estiver acima do peso pode ser necessária uma dieta mais restrita.
 
Ao menos uma hora de atividades, preferencialmente aeróbicas são indicadas. Caminhada, natação, corrida, esteira, entre outros.
 
Alguns alimentos são fundamentais para o controle do colesterol como a aveia, um cereal fácil de encontrar e barato que ajuda e muito no controle do colesterol, isso por que possui uma substância conhecida como betaglucana que inibe a absorção de gorduras no organismo, além de ser um cereal rico em fibras que faz com que o intestino funcione melhor. O alimento também produz sensação de saciedade, e aliado a uma dieta equilibrada pode levar ao emagrecimento.
 
Consuma os alimentos de folhas verde-escuras , invista no consumo das frutas vermelhas, ricas em antioxidantes que agem em prol da saúde do coração, e não se esqueça de aproveitar a jabuticaba quando estiver na época, isso por que a casca da jabuticaba é rica em antioxidantes e ajuda a diminuir os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
A linhaça é uma semente importante, é rica nos ômegas 3, 6 e 9 e ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, o que consequentemente previne e trata doenças cardiovasculares.
 
Chá verde, suco de uva integral e o famoso suco de berinjela são extremamente úteis para o tratamento do colesterol.
 
Obviamente que essas orientações são abrangentes e é importante que um tratamento e dieta específica sejam seguidos. Acima de tudo é fundamental haver automotivação em prol de uma saúde mais plena. Com o colesterol não se brinca, mude maus hábitos.