Seja bem vindo a Online Farma!

Quais são os principais nutrientes presentes nesse alimento?

Difícil alguém não gostar de mandioquinha, é um alimento indispensável para o preparo de caldos, sopas e para o preparo da papinha do bebê. Mas o que esse alimento tem de tão especial em prol da saúde?
 
A mandioquinha é rica em carboidratos, ajuda a conferir energia ao organismo, possui importantes vitaminas (A, B1, B2, B3, C e E), e importantes minerais como: fósforo, ferro, magnésio, entre outros.
 
É um alimento que facilita a digestão, é importante para os bebês por que não causa qualquer tipo de agressão ao aparelho digestivo das crianças que é mais sensível.
 
É fonte das importantes vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3) importantes para a regeneração muscular e para a saúde do sistema nervoso. A mandioquinha é importante para aqueles que praticam atividades físicas, pois atua na recuperação muscular.
 
Ainda que seja uma raiz mais utilizada no preparo de sopas e caldos, a mandioquinha pode ser explorada no preparo de diversos pratos, pode compor saladas, bolinhos e ser ingrediente no preparo de pães.
 
É fundamental que a alimentação seja variada no grupo de alimentos, o que caracteriza uma alimentação de fato saudável, a mandioquinha por se tratar de um tipo de carboidrato, pode ser consumida frequentemente, mas alternada com outros tipos de alimentos do mesmo grupo como batata, cenoura, inhame, abóbora, entre outros.
 
A partir dos seis meses de idade, a mandioquinha já pode ser introduzida na alimentação do bebê, também em conjunto com outros alimentos.
 
Confira algumas dicas de utilização da mandioquinha para enriquecer a dieta
 
Aproveite no preparo de purês. Quando for preparar o tradicional purê de batata, acrescente o purê de pelo menos 4 unidades de mandioquinha. Você perceberá que a consistência do purê se tornará mais aveludada e o sabor diferenciado e delicioso.
 
O tradicional nhoque de batata pode se tornar o nhoque de mandioquinha, ou pode ser feito apenas com mandioquinha, ou, a mandioquinha pode ser acrescentada assim como no caso do purê na massa no nhoque. O sabor se tornará ainda mais irresistível.
 
A massa da panqueca pode ser preparada utilizando uma mandioquinha devidamente cozida. A textura da massa se tornará mais leve.
 
As tortas salgadas também podem levar na composição o purê de mandioquinha para conferir mais maciez e cremosidade à massa.
 
É importante evitar apenas o consumo do alimento frito, que perde em benefícios à medida que ganha em calorias desnecessárias.
 
Se trata de um alimento energético, ou seja, é calórico, portanto, se estiver na dieta de emagrecimento, realize substituições para não impactar negativamente na conquista dos objetivo da perda de peso.
 
Agora que você conhece mais sobre os benefícios da mandioquinha, que tal aproveitar mais esse alimento na dieta? Comece hoje, ganhe em saúde e acrescente saúde à sua mesa.