Seja bem vindo a Online Farma!

Com uma história de 2000 a 3000 anos, a Medicina Tradicional Chinesa  tem constituído um sistema único para diagnosticar e curar doenças. A abordagem da Medicina Tradicional Chinesa é fundamentalmente diferente da medicina ocidental. No Medicina Tradicional Chinesa, o entendimento do corpo humano está baseado na compreensão holística do universo, conforme descrito no taoísmo, e no tratamento da doença baseia-se principalmente no diagnóstico e na diferenciação de síndromes.

A abordagem da Medicina Tradicional Chinesa trata zang - fu órgãos como o núcleo do corpo humano. Tecidos e órgãos estão ligados através de uma rede de canais e vasos sanguíneos dentro do corpo humano. Qi (ou Chi) atua como uma espécie de transportador de informação que se expressa externamente, através de sistema jingluo. Patologicamente, uma disfunção dos órgãos zang-fu pode ser refletida na superfície do corpo através da rede e, entretanto, as doenças dos tecidos de superfície do corpo também pode afetar suas coligadas ou órgãos zang fu. órgãos afetados zang fu ou também podem influenciar uns aos outros através de ligações internas. tratamento da medicina tradicional chinesa começa com a análise de todo o sistema, em seguida, centra-se na correção de alterações patológicas através do reajuste das funções dos órgãos zang-fu.

Avaliação de uma síndrome inclui não só a causa, mecanismo, localização e natureza da doença, mas também o confronto entre o fator de patogenicidade e resistência do corpo. O tratamento não é baseado apenas em sintomas, mas a diferenciação de síndromes. Portanto, aqueles com uma doença idêntica podem ser tratados de formas diferentes, e por outro lado, diversas doenças podem resultar na mesma síndrome e são tratados da mesma forma.

O diagnóstico clínico e tratamento na Medicina Tradicional Chinesa é baseado principalmente no yin-yang e na teoria dos cinco elementos. Essas teorias se aplicam aos fenômenos e as leis da natureza para o estudo das atividades fisiológicas e alterações patológicas do corpo humano e suas inter-relações. As terapias típicas de Medicina Tradicional Chinesa incluem acupuntura, fitoterapia, e exercícios de qigong. Com a acupuntura, o tratamento é realizado por estimular certas zonas do corpo externo.  Fitoterapia em órgãos zang-fu, internamente, enquanto qigong tenta restaurar o fluxo de informações dentro da rede organizada através da regulação do Qi. Estas terapias parecem muito diferentes na abordagem ainda que todos eles compartilham o mesmo conjunto de pressupostos subjacentes e percepções da natureza do corpo humano e seu lugar no universo. Alguns cientistas descrevem o tratamento de doenças através de medicamentos fitoterápicos, acupuntura e qigong como uma "terapia de informação".

Equipe Online Farma