Seja bem vindo a Online Farma!

 

Com a vida na cidade grande, poluição e especialmente no inverno a famosa alergia bate na porta, seja ela ao pó, fumaça, um alimento ou outra substância. A alergia é uma resposta do nosso organismo a alguma substância que causa irritação. Sendo a causa de stress e irritação nos que sofrem, existem diversos mitos e verdade sobre a alergia. Confira agora alguns e saiba se são verdadeiros ou não.

  • Vacina para alergia existe. Mito. Não há vacinas para alergia, o que existe é um tratamento imunológico chamado de imunoterapia que é feito expondo o paciente  a diversos elementos que lhe causam alergia cada vez mais, tentando mudar os anticorpos usados pela defesa do corpo até então.  O tratamento pode durar anos e não ser 100% eficaz.
  • No frio a alergia respiratória piora. Mito. Não é a temperatura baixa que piora a alergia, mas sim o que fazemos durante o frio como usar casacos e cobertores que estavam guardados há muito que estarão com pó ou mofo e deixarmos as janelas e portas fechadas.
  • Usar edredom é melhor do que cobertorVerdade. Isso porque o edredom é feito de um material que retém menos poeira do que o cobertor comum.
  • Alergia não tem cura. Verdade. A pessoa nunca vai estar totalmente e para sempre curada da alergia, o que se pode fazer é tomar remédios que irão amenizar os sintomas e controlar as crises.
  • Comer um alimento que se tem alergia pode matar? Verdade. A reação alérgica começa com um inchaço de partes no rosto, mas pode chegar até órgãos mais “importantes”.
  • Não se desenvolve alergia na fase adulta. Mito. Quem é adulto não está livre de desenvolver alergia.
  • Remédios para a alergia podem provocar sono. Mito. Antigamente os remédios para alergia davam sim sono, mas isso não acontece mais, pois já existem diversos remédios anti alérgicos que  não contém a substância que provoca sonolência.
  • Usar umificador de ar ajuda? Não ajuda. O problema desse aparelho  é que ele deixa o ambiente e tudo a sua volta muito úmido e os riscos de se cirar fungos são grandes, um problema para os alérgicos.
  • Criança que tem animais de estimação tem menos chances de ter alergia futuramente. Verdade.  Quanto menos contato se tem com sujeira e bactérias mais o sistema imunológico tende a ficar desequilibrado.
  •  Deve-se sempre usar aspirador de pó em lugares com alérgicos. Mito. O aspirador apenas “interrompe” a ação dos ácaros. É recomendado que em casa de alérgicos se deve varrer, passar pano e sempre que puder lavar os tapetes.
  • Colocar uma roupa ou cobertor que estava guardada por muito tempo no sol previne crises. Verdade. Deixando a roupa no sol quente e forte pelo dia o sol irá matar os ácaros (principal agente causador de alergia) que estão nas roupas. Você pode também lavar as roupas se não tiver sol.

Caso sofra de alergia é importante identificar exatamente a que tem e pedir para um médico a recomendação de um antialérigo que melhor se adapte a você.

 

Fonte: Portal UOL