"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Nobel da Medicina associa consumo de carne vermelha a câncer


04/11/2012 - 23:00:00 | 649

O infectologista alemão Harald zur Hausen advertiu que o consumo de carne vermelha é um dos fatores que favorecem o surgimento do câncer. Em 2008, o médico foi premiado com o Prêmio Nobel de Medicina por descobrir que o vírus do papiloma humano (HPV) causa câncer cervical, a segunda forma mais comum de câncer em mulheres. A descoberta permitiu o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer de colo de útero. 

Segundo ele, nos países árabes, onde se consome preferencialmente a carne de ovelha e de cabrito, a incidência de câncer de cólon é baixa. Na Índia, onde não se come carne bovina, não há quase nenhum câncer de cólon. E no Japão e na Coreia, onde a carne se transformou em prato popular apenas no século passado, está havendo um rápido crescimento no percentual de câncer de intestino. Isso não pode ser causado apenas pelas substâncias carcinogênicas, já que elas também se originam no preparo de peixe e aves. Por isso, ele diz, pode-se concluir que a carne bovina tenha algum fator específico que ajude a causar câncer.

Em entrevista ao jornal Deutsche Welle, Zur Hausen afirmou ainda que é improvável que se encontre uma cura para o câncer nos próximos 20 ou 30 anos, porém ele acredita que os pacientes irão viver mais e melhor.