Seja bem vindo a Online Farma!

O que esse alimento faz pela saúde?

Há algum tempo quando se falava em batata-doce pensava-se em calorias e em ganho de peso, mas de uns tempos para cá esse alimento ganhou o rótulo de superalimento e de adjuvante inclusive, para aqueles que desejam emagrecer de maneira saudável.
 
Esse alimento é doce, mas está entre o grupo de alimentos conhecidos como carboidratos complexos, que provocam sensação de saciedade à medida que liberam aos poucos o açúcar no sangue. 
 
Esse é um alimento importante na dieta daqueles que têm diabetes, além de auxiliar no controle dos níveis de colesterol no sangue, que consequentemente previne o surgimento de doenças cardiovasculares.
 
A batata-doce é rica em fibras, importante para o bom funcionamento da flora intestinal, é mais rica em potássio que a batata inglesa, por exemplo, o que a torna uma aliada da saúde do coração, prevenindo problemas como o aumento da pressão arterial.
 
Esse alimento é rico em fibra insolúvel, que não pode ser digerida mas que atrai moléculas de gordura, assim parte das gorduras são eliminadas por meio do intestino grosso. Se o indivíduo estiver fazendo uma dieta equilibrada e praticando atividades físicas, consumindo esse alimento, emagrece de maneira mais efetiva.
 
A batata-doce concentra vitaminas do complexo B, essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso e vitamina A, fundamental para a saúde da visão, além de atuar como poderoso antioxidante, em prol da renovação celular e do fortalecimento do sistema imunológico contra o surgimento de doenças.
 
Apesar do sabor adocicado, a batata-doce pode ser aproveitada em receitas doces e salgadas na dieta, uma boa dica é combinar esse alimento na salada, fica uma delícia!
 
Para contemplar os benefícios sobre a saúde, a batata-doce deve ser consumida pelo menos 2 vezes por semana.
 
Para aqueles que se exercitam com regularidade e que desejam aumentar o ganho de massa magra, vale consumir mais batata-doce, esse carboidrato é fonte natural de energia no organismo e aumenta a performance durante os treinos.
 
Uma dica de salada que dispensa acompanhamentos é salada de batata-doce com frango. Basta cozinhar meio quilo de batata-doce sem a casca e cortada em rodelas até que fiquem macias. Cozinhe um peito de frango e depois desfie. Depois é só temperar de acordo com o seu gosto, abuse do azeite, das ervas como salsinha, coentro, louro, entre outros e pegue leve com o sal. Essa salada por si só já tem tudo o que precisa (fibras, proteínas, carboidratos etc.), ou seja, é um prato completo.
 
Segundo estudos científicos realizados recentemente a batata-doce é um dos alimentos com poder de acelerar o metabolismo e auxilia na queima de gorduras principalmente na região abdominal, que é a área do corpo que mais incomoda aqueles que estão acima do peso. Então, batata-doce na dieta já...