Seja bem vindo a Online Farma!

 
A infertilidade é uma doença que acomete os órgãos reprodutores, devido a uma falência orgânica. Os médicos definem a infertilidade como a incapacidade de conceber um filho, em casais onde as tentativas ultrapassam o período de um ano sem o uso de métodos contraceptivos. Esses dados são utilizados para casais com uma vida sexual ativa, com no mínimo de duas a três relações sexuais por semana. Algumas mulheres não apresentam dificuldade para engravidar, porém apresentam grande número de abortos de repetição. Nesse caso, também é considerado infertilidade. 
 
Existem várias causas de infertilidade como:
 
  • Distúrbios hormonais: a mulher pode ficar alguns períodos sem ovular, ou ovular ovócitos imaturos e com alterações morfológicas. 
  • Endometriose: doença congênita que afeta a cavidade uterina, causando disfunção ovulatória.
  • Síndrome de ovário policístico: causada por pequenos cistos que impedem o desenvolvimento dos ovócitos. 
  • Obstrução das trompas: causada por infecção e dilatação das trompas, sendo necessária muitas vezes intervenção cirúrgica. 
  • Gravidez ectópica: quando o ovócito fecundado cai nas trompas, e a gravidez ocorre na cavidade abdominal.  
  • Interrupção da gravidez: os abortos provocados, principalmente quando realizados fora de instalações hospitalares podem causar infecções e lesões do endométrio ou perfurações uterinas. 
  • Patologias associadas ao sistema reprodutor feminino: doenças como hiperplasia ou hipoplasia, tumores malignos e HPV. 
Os tratamentos para infertilidade são divididos entre os mais acessíveis financeiramente e menos invasivos, e caso não haja resultado, os mais invasivos e de alto custo. Os médicos geralmente iniciam o tratamento com os menos invasivos e caso não tenha resultado, muda para os procedimentos mais avançados. Os casais devem ser orientados sobre os tipos de tratamento e as chances para uma gestação saudável. 
 
Procedimentos como indução da ovulação, injeção intracitoplasmática, inseminação intra-uterina e fertilização In Vitro são alguns dos tratamentos mais utilizados em caso de infertilidade. 
 
Algumas mulheres procuram auxílio também em produtos naturais para ajudar na tentativa de gravidez. Alguns medicamentos como o Tribulus Terrestris melhoram a função reprodutora e auxiliam na fertilidade.