Seja bem vindo a Online Farma!

 
A síndrome de Turner é uma doença genética que afeta um dos cromossomos sexuais femininos. Cada célula do nosso corpo contém 23 pares de cromossomos, sendo que um par determina o sexo do bebê (os meninos tem um cromossomo X e u Y, enquanto as meninas têm dois comossomos X. 
 
A anormalidade em um dos dois cromossomos X em meninas causa a síndrome de Turner. Grande parte das mulheres possui apenas um cromossomo X e outras podem ter dois cromossomos X, mas um está incompleto. Em alguns casos as mulheres têm algumas células com dois cromossomos X, mas outras células têm apenas um.
 
A síndrome de Turner ocorre em 1 a cada 2.000 partos de bebês vivos. Os sinais e sintomas podem variar muito e muitas vezes o diagnóstico só é feito durante as investigações de puberdade atrasada ou baixa estatura. Os sintomas mais sérios podem envolver o coração, em casos de estreitamento da aorta e deformidade da válvula cardíaca. Problemas renais que aparecem durante o nascimento também podem ocorrer.Infecções recorrentes no ouvido, problemas de visão, estrabismo e daltonismo são comuns. 
 
Embora no momento do nascimento não exista problema nos ovários, eles podem parar de funcionar à qualquer momento. Isso faz com que a produção deficiente do estrogênio, hormônio feminino necessário para a puberdade e a incapacidade de produzir óvulos maduros, cause infertilidade. Além disso, a falta de estrogênio pode levar à Osteoporose. 
 
O diagnóstico da síndrome de Turner é feito através de exame de sangue, para análise cromossomática. A síndrome pode ser diagnosticada em qualquer fase da vida, inclusive antes do nascimento se a mãe desejar. Nesse caso, a análise dos cromossomos é feita nos exames de pré-natal através da amniocentese (análise do líquido amniótico).
 
A Síndrome de Turner é uma das causas de infertilidade que acomete as mulheres, além de deixá-las mais propensas à Osteoporose. Existem medicamentos naturais como o Tribulus Terrestris que auxiliam na melhora da função reprodutora e da fertilidade, além de ajudar a melhorar na densidade mineral óssea. Porém é importante o acompanhamento médico em caso de diagnóstico de Síndrome de Turner.