Televendas & SAC (11)4224-4550 ou (11)93802-7841

A obesidade é uma doença crônica que traz uma série de consequências ao organismo, como o surgimento de outras doenças, podendo levar à morte. A doença pode ser definida como o acúmulo de gordura corporal. No Brasil, segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), aproximadamente 18 milhões de pessoas entram nesta categoria. Acrescentando-se o total de pessoas que estão acima do peso, esse número pode chegar a 70 milhões.

Entre as possíveis causas, estão fatores genéticos, alimentação inadequada ou disfunções metabólicas.  

A hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer são doenças ligadas à obesidade. Artrose, artrite, apneia do sono, problemas na vesícula e nos rins, asma brônquica e refluxo esofágico têm também relação com o excesso de peso. A doença pode trazer, ainda, uma série de questões psicológicas, como diminuição da autoestima e depressão. Quanto à sexualidade masculina, pode haver uma redução nos níveis de testosterona, da libido e problemas de ereção. Nas mulheres, a condição pode estar associada à síndrome dos ovários policísticos.  

O diagnostico é feito calculando-se o Índice de Massa Corporal (IMC), da seguinte forma: o peso é dividido pela altura do paciente elevada ao quadrado. Segundo os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), o resultado obtido:
entre18,5 e 24,9: peso normal
entre 25,0 e 29,9: sobrepeso (quando há mais gordura no corpo do que o ideal)
entre 30,0 e 39,9: obesidade
acima de 40,0: obesidade mórbida

Quanto ao tratamento e prevenção da obesidade, somente um profissional médico saberá indicar os melhores caminhos. No caso da obesidade mórbida, uma das formas de tratamento é a cirurgia bariátrica. Para não atingir tal grau de obesidade, no entanto, é preciso ter a consciência da necessidade real de mudar hábitos. Uma alimentação adequada e a prática de atividades físicas são o ponto de partida para combater a obesidade. Quem passa pela cirurgia bariátrica também precisará controlar a alimentação e se exercitar para manter a saúde em dia. O controle emocional e do apetite são questões cruciais para o combate ao problema.

Por: AgComunicado

Dieta hipocalórica pode ajudar no tratamento de hipotireoidismo
Alimentos antioxidantes ajudam a acelerar o metabolismo...
Saiba quais são os cuidados necessários para combater a oleosidade da pele
Lavar o rosto mais de duas vezes ao dia gera mais oleosidade para a pele...
Online Farma
Lorem ipsum dolor sit amet, justo aliquid reformidans ea vel, vim porro dictas et, ut elit partem invidunt vis. Saepe melius complectitur eum ea. Zril delenit vis ut. His suavitate rationibus in, tale discere ceteros eu nec. Vel ut utamur laoreet vituperata, in discere contentiones definitionem ius.
read more ⟶
Leave a comment
Note: HTML is not translated!