"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Perca peso com saúde sem passar fome


08/08/2013 - 23:00:00 | 579
Milhares de pessoas estão insatisfeitas com o próprio peso e comer mal se transformou em hábito. Quando se fala em perda de peso, logo se inicia a busca por dietas e a maioria existente no planeta, são errôneas e desequilibradas nutricionalmente. Muitos já devem ter ouvido falar na dieta das proteínas, dieta da sopa, dieta das verduras, dieta das frutas etc., e um dos segredos para emagrecer de maneira saudável é: comer. Sim o organismo deve ser constantemente alimentado, mas obviamente que deve ser nutrido por substâncias adequadas. Por isso, a primeira atitude que deve ser tomada pelo indivíduo que esta iniciando uma dieta é: conhecer as propriedades e grupos de cada alimento que devem compor a mesa diariamente.
 
O que é importante saber?
Nosso corpo precisa de carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, entre outras substâncias essenciais. Devem ser realizadas de 5 a 6 refeições por dia sendo estas: café da manhã; lanche da manhã; almoço; lanche da tarde; jantar e ceia. Em cada refeição é necessário pensar nas propriedades e à qual grupo os alimentos pertencem. Um pão integral, por exemplo, faz parte do grupo dos carboidratos e possui cereais por conta dos grãos presentes em sua composição, se está recheado com ricota, possui proteínas, por que o queijo pertence ao grupo das proteínas, mas também possui lipídeos, ou seja, alguma quantidade de gordura. É importante que se conheça a própria dieta.
 
Abandonar maus hábitos é essencial, deixar os refrigerantes, doces, frituras e começar a ingerir sucos naturais, frutas e grelhados é fundamental. Para garantir as taxas de lipídeos (gorduras) no organismo, pense nas gorduras vegetais com prioridade como é o caso das gorduras presentes nas sementes oleaginosas (castanha-do-pará, amêndoas, pistache etc.) considere os benefícios que a gordura presente no abacate pode trazer, pois é uma fruta rica em ômega 9 que previne doenças cardíacas e diminui os níveis de LDL (mau colesterol) no sangue.
 
Um organismo constantemente alimentado, tem o metabolismo funcionando regularmente e mais rápido, o que favorece a queima de gorduras. Um organismo saciado não corre o risco de ser alimentado repentinamente por alimentos inadequados.
 
Procure acompanhamento médico adequado, orientação de um educador físico para saber qual deve ser a atividade física a ser realizada, começar com auxílio de um profissional é muito mais seguro sob a ótica da saúde e proporciona mais motivação.
 
Existem plantas ricas em propriedades usadas como princípio ativo em medicamentos eficazes como é o caso da planta Psyllium.
 
Perder peso não é coisa de outro mundo, não se trata de um objetivo que pode ser alcançado apenas por alguns, todos podem alcançar metas de perda de peso com saúde. O importante é começar, pensar na saúde e amar a si mesmo.