Seja bem vindo a Online Farma!

Um levantamento conduzido pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas da Universidade de Los Angeles constatou que os nenês nascidos com baixo peso têm tendência a ingerir mais alimentos quando crescem.  A explicação é que como estes recém-nascidos nascem com graus de deficiência nutricional, eles desenvolvem menos neurônios na região cerebral responsável pela alimentação. O achado traz um aviso às mulheres sobre a relevância da boa nutrição na gestação.

A manutenção de uma dieta balanceada já no primeiro trimestre da gravidez ajuda no desenvolvimento e diferenciação dos órgãos do feto. Nos trimestres a seguir, a boa nutrição responde pelo crescimento e desenvolvimento cerebral do nenê.

Se a gestante se alimenta mal , ela corre maior risco de desenvolver diabetes e pressão alta, doenças graves e ainda mais sérias se ocorridas na gravidez (diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, por exemplo).

Na gravidez existe uma grande demanda por energia e nutrientes essenciais para garantir as necessidades básicas e formar reservas, tanto para a mãe como para a criança. A grávida é a única fonte de nutrientes do feto e necessita fazer uma dieta adequada para fornecer ao bebê tudo o que ele precisa.

Dicas de nutrição na gravidez:

Tomar no mínimo dois litros de água por dia
Ingerir alimentos fonte de ômega-3 (atum, anchova, bonito, cavalinha, salmão, sardinha, nunca crus, sempre cozidos, assados ou grelhados)
Comer vegetais e frutas
Preferir alimentos fortificados com ferro, folato (uma das vitaminas do complexo B) e vitamina A

O que evitar na gravidez: Alimentos processados e industrializados que contenham conservantes e gordura hidrogenada vegetal e gordura trans, frituras, balas, doces, refrigerantes, bebidas alcoólicas e carnes cruas.

A grávida deve tentar evitar quaisquer exageros no consumo de chás, chocolate, café e mate.

Fonte:    Terra