Seja bem vindo a Online Farma!

 

Há diversos mitos que envolvem o sono e a quantidade de horas que temos que dormir por dia. Já foram feitas diversas afirmações científicas de que noites mal dormidas podem acarretar em depressão, baixa resistência do organismo e stress.

Uma pesquisa feita pelo pneumologista brasileiro Denis Martinez, fundador da Clínica do Sono em Porto Alegre, confirmou o resultado de pesquisas feitas pelas Universidade de Chigago e Universidade de Columbia que disseram que o pouco sono aumenta o índice de Massa Corpórea (IMC).  Ele afirmou que quem dorme cindo horas ou menos por noite corre 3 vezes mais o risco de se tornar obeso futuramente”.

Esses estudos estão ganhando cada vez mais credibilidade devido a novas pesquisa feitas. Exemplos disso são as pesquisas atuais feitas pelas Universidades Tubingen e Lubeck, financiadas pela Fundação Alemã de Pesquisa, que chegaram a conclusão que  o sono está sim ligado diretamente com o peso do corpo. Segundo o estudo o tempo que dormimos afeta não só a quantidade de calorias que queimamos, mas também a fome e o risco de desenvolvermos diabetes.

Através de diversos testes, os pesquisadores descobriram que a falta de sono nos participantes aumentou a fome e elevou a quantidade de grelina( hormônio responsável por causa fome) . Os estudos concluíram então que quanto menos a pessoa dorme mais fome ela sentirá e que o sono aumenta a quantidade de energia consumida pelo corpo. As pesquisas alemãs serão apresentadas ainda nesse mes durante o Encontro Anual da Sociedade de Estudo do Comportamento Digestivo que acontecerá na Suíça.