Você imaginava isso?
A pipoca é aquele alimento que se associa com um bom filme ou com aquele momento em que se deseja apenas relaxar. Por muito tempo se pensava que a pipoca era pobre em nutrientes e não acrescentava em nada à saúde. Mas pesquisadores têm divulgado resultados surpreendentes que mostram que a pipoca é um alimento “funcional”, isso mesmo, um alimento que agrega sim em saúde.
Um estudo divulgado no encontro da American Chemical Society (ACS), trouxe o surpreendente resultado de que a pipoca teria mais antioxidantes do que as frutas.
A pipoca é rica em polyphenol ou conhecidos polifenóis, antioxidantes poderosos que agem inibindo a formação dos radicais livres no organismo, impedindo a destruição celular e o envelhecimento da pele.
Mas a maneira de preparo deve ser mais saudável, com um pouco de azeite extravirgem e pouco sal, aliás, vale algumas substituições saudáveis para o sal como é o caso do sal marinho.
A riqueza em antioxidantes também confere à pipoca ação anti-inflamatória, que não apenas impede o surgimento de doenças como até mesmo a incômoda celulite.
Outra curiosidade em relação à pipoca é que se trata de um alimento rico em fibras e ajuda a suprir o equivalente a 70% da necessidade diária de fibras no organismo. Essa riqueza em fibras é capaz de favorecer a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
A parte branca da pipoca representa um tipo de amido resistente, o que quer dizer que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.
A pipoca pode ser uma opção para o lanche da tarde. Mas nada de manteiga e excesso de sal, deve ser consumida da maneira mais saudável possível. Depois dessas informações, que tal estourar um pouco de pipoca para comemorar?