Seja bem vindo a Online Farma!

Pokémon Go pode fazer com que o motorista de distraia e causar acidentes de trânsito, segundo um novo estudo. Quando 'Pokémon Go' foi lançado em julho muitos médicos aplaudiram o jogo porque ele incentivou os usuários a exercer movimento. A principal tarefa dos jogadores durante o jogo é procurar e "capturar" os personagens virtuais enquanto se movimentam. No entanto, as preocupações surgiram quando se cogitou a hipotese que o jogo poderia ser perigoso se os usuários começarem a jogá-lo atrás do volante.

Embora o jogo "incentiva o exercício" se os jogadores usarem seus carros para procurar Pokémon, anula qualquer benefício físico, e ainda assim levanta um risco grave, escreveram os pesquisadores no estudo, publicado hoje (16 de setembro) na revista JAMA Internal Medicine .

A pesquisa mostrou que quase 60% dos acidentes entre jovens motoristas ocorrem dentro da faixa de aprximadamente 6 segundos ao se distrair. Para estimar quantas pessoas jogam 'Pokémon Go' enquanto dirigem um veículo ou andando perto do tráfego, os pesquisadores usaram o Twitter buscando tweets de 10 de julho até 19 de Julho contendo as palavras "Pokémon" e "condução", "unidades", "unidade" ou " carro." Mais de 345.000 tweets corresponderam aos critérios de pesquisa.

Os pesquisadores selecionaram 4.000 destes tweets de forma aleatória, e agrupados em três categorias, dependendo do que o tweet indicava. As categorias eram  de um motorista jogando o jogo, um passageiro jogando o jogo ou um pedestre que interagiu com o tráfego durante o jogo. Dos tweets analisados 33 por cento mostraram que seja um motorista, passageiro ou pedestre ficam distraídos pelo jogo Pokémon Go.

Os pesquisadores descobriram que 18% dos tweets destas pessoas que dirigiam durante o jogo dizia algo assim: “omg (oh my god) eu estou pegando Pokémon e dirigindo”.  11% dos tweets se referiam a um passageiro jogando enquanto alguém dirigia o carro "Minha mãe está dirigindo ao redor para me ajudar a encontrar Pokémon" e 4% referiam a pedestres que estavam distraídos durante o jogo  "Vi uma criança quase ser atropelada por um carro tentando pegar um Pokémon ". Os pesquisadores também descobriram que haviam notícias de 14 acidentes de carros relacionados com Pokémon GO durante o mesmo período.

As descobertas sugerem que Pokémon Go é uma nova distração para motoristas e pedestres, de acordo com o estudo. 

Para tornar o jogo mais seguro os pesquisadores sugeriram que os desenvolvedores desativem o jogo quando estiverem perto de estradas ou estacionamentos. Além disso, embora se o jogo for restrito quando uma pessoa estiver viajando a uma velocidade mais de 20 Km/h, tornando o jogo inacessível por um período depois de atingir estas velocidades, poderia ajudar a melhorar a segurança, eles escreveram.

Ref.: https://archinte.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2553331