Seja bem vindo a Online Farma!

 

Você foi chamado para ir aquela festa ótima e bebeu demais. Ao acordar mal conseguia ficar de pé devido a ressaca. Mas porque temos ressaca e como podemos evitá-la e amenizá-la?
 
A ressaca é um conjunto de sintomas de intoxicação que acontece quando bebemos muito. Nosso organismo tem que se “virar nos 30” para conseguir absorber todo o álcool consumido e sobrecarrega os órgãos envolvidos no processo.
 
Claro que o fígado é o órgão que mais sofre. É dele o trabalho de produzir enzimas que absorvem o etanol. Só que ele demora para entender que deve parar de trabalhar da forma quando a pessoa está bêbada, então quando o álcool acaba, existem muitas enzimas ainda e o fígado “pede” mais álcool para processar, gerando um desequilíbrio no organismo.
 
Só temos ressaca quando consumimos pelo menos 4 taças de vinho ou 4 latas de cerveja  no intervalo de 2 horas.
 
Por que ocorre o mal estar? 
 
A ressaca só acontece quando o nível de álcool no sangue já está quase zerado. 
 
Sentimos a sensação de ânsia, diarreia e vômito pois o álcool aumenta a produção de suco gástrico e isso irrita a pele do estômago.
 
E a sensação de dor no corpo? No processo de desidratação há a perda de alguns sais minerais importantes na estrutura da fibra muscular. Sem eles o músculo fica mais sensível a dor.
 
Já sede demasiada é porque o álcool faz com que o rim produza muito mais urina, assim como vamos mais ao banheiro ficamos desidratados e, portanto, com mais sede.
 
Você bebeu muito e agora não tem mais jeito. Está de ressaca. Veja dicas para amenizar os sintomas:
  • Ingerir qualquer tipo de líquido sem álcool faz bem, pois ajuda no trabalho dos fígados e rins.
  • Analgésicos não atuam diretamente na causa das dores, só ajudam a diminuir o mal estar.
  • Bebidas isotônicas (utilizadas para quem pratica esportes) também é uma boa opção. Só não beba café, pois ele é um  diurético, ou seja, atua no rim aumentando a produção de urina.

Agora se você não dispensa uma cervejinha, taça de vinho ou drink, sempre coma antes de beber e beba água antes e no intervalo de cada dose.

 
 
Fonte: Super Interessante