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Potássio para prevenir problemas do coração


25/12/2014 - 23:00:00 | 744

Principalmente as mulheres são beneficiadas pelo consumo diário de potássio na dieta

 
Para prevenir problemas do coração há um nutriente muito importante que deve estar presente na dieta, esse ingrediente é o mineral potássio.
 
As frutas, verduras e legumes são ricos nesse mineral. Segundo estudo da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, principalmente as mulheres que consomem com frequência o mineral potássio estão menos sujeitas a desenvolver problemas cardiovasculares, com ênfase no AVC (Acidente Vascular Cerebral). Mulheres que já enfrentaram a menopausa, por exemplo, estão mais propensas aos problemas cardíacos.
 
O potássio age de maneira contrária ao sódio, relaxa as artérias e melhora a circulação sanguínea, o que em consequência previne problemas do coração. 
 
Se alimentar de maneira saudável, retirar da dieta os alimentos ricos em gorduras, açúcar e sódio, cuidar de si mesmo com pequenas, mas significativas mudanças de hábitos é fundamental para  mudar o estilo de vida e ser mais saudável.
 
Praticar atividades físicas moderadamente pelo menos três vezes por semana, principalmente dentro da modalidade aeróbica auxilia e muito na conquista de mais saúde. 
 
Esses alimentos ricos em potássio podem ser consumidos de diversas maneiras na dieta, com destaque para o consumo em forma de salada ou em forma de sucos. Frutas ricas em água possuem maior quantidade de potássio e ainda mais nesse calor, podem ser mais exploradas como: melancia, mamão, tangerina, morango, laranja, entre outras.
 
Sucos funcionais que reúnem frutas, verduras e legumes também são indicados. Outro benefício do consumo desses alimentos é sobre a estética já que possuem em sua composição grande quantidade de antioxidantes que previnem a formação dos radicais livres no organismo e inclusive, o envelhecimento da pele.
 
Que tal uma dica de suco funcional que deve ser tomado logo pela manhã em jejum?

Suco revitalizante
 
Ingredientes
 
1 fatia média de melão,
Folhas de hortelã a gosto
1 folha de couve higienizada
Suco de 1 limão
150 ml de água filtrada
Mel para adoçar

Como preparar
 
Bata todos os ingredientes no liquidificador por aproximadamente 3 minutos em potência alta, beba logo em seguida, sem coar. Vale lembrar que esse suco ajuda a produzir sensação de saciedade e aliado a uma dieta equilibrada pode ajudar, inclusive, no emagrecimento. Aliás se a intenção for perder medidas, você pode acrescentar um pedaço pequeno de gengibre nesse suco, isso porque a raiz possui poder termogênico e acelera o metabolismo, tornando-o mais eficaz na queima de calorias.
 
Você pode variar na utilização das frutas, o melão também pode ser substituído pela melancia ou até mesmo por morangos, o limão pode ser substituído pela laranja para quebrar um pouco do sabor adocicado do suco.
 
Mais saúde na mesa, mais alimentos ricos em potássio, seu coração agradece e sua estética também.