Seja bem vindo a Online Farma!

 

Todo ano, após o auge do verão, sentimos o estrago que a estação mais quente do ano faz nos cabelos: fio ressecados, sem brilho, opacos e rebeldes, com pontas espigadas, cor desbotada e por aí fora. 
 
Esses problemas decorrem da radiação ultravioleta do sol, que danifica as proteínas que compõe os fios e geram o aspecto frágil e quebradiço. Para piorar a situação, a água do mar, por conter muito sal, predispõe à desidratação das fibras capilares, enquanto o cloro da piscina altera e danifica a cor da tintura. 
 
Mas por que o cabelo fica “detonado” especialmente no verão? É que os raios solares, mais intensos nesta época, danificam as ceramidas – moléculas que compõem a camada externa de proteção dos fios – e abrem as cutículas, fragilizando seu interior. Esta abertura das cutículas favorece a perda de água, proteínas e pigmentos, responsáveis pela saúde e beleza dos cabelos.  
 
Em suma, o calor estimula a abertura das escamas e com isso, elimina os pigmentos que dão cor aos fios. Se o cabelo estiver com as pontas desbotadas e raiz “saudável”, não é necessário reaplicar a tintura. Basta lavá-lo com shampoo tonalizante, que não contenha amônia. Esses produtos ajudam a recuperar o brilho e equilibrar a cor em poucos dias. Importante é não deixar de hidratar com frequência depois do procedimento e, se possível, investir em leave-ins com protetor solar.
 
No caso de pontas espigadas, a saída é encarar a tesoura. Além de eliminar as pontas duplas, um bom corte de cabelo potencializa os efeitos estéticos da hidratação.
Cabelos ressecados pedem cuidados intensos. Para hidratar e recuperar a maciez das madeixas, é bom usar ampolas reconstrutoras e máscaras de cremes. São produtos que podem ser encontrados em diferentes faixas de preços. Dá também para preparar uma máscara caseira. Siga os seguintes passos:
 
1 – Após lavar os cabelos, divida-o em mechas e aplique o produto (ampola ou máscara hidratante) em cada uma delas. Faça isso do comprimento até as pontas, nunca na raiz (esses produtos, quando aplicados na raiz do cabelo, causam oleosidade); 
 
2 - Umedeça uma toalha de rosto com água morna e a enrole na pontas dos fios durante 10 minutos. Se preferir, enrole a cabeça com papel-alumínio ou utiliza uma touca de alumínio para potencializar os efeitos da hidratação; 
 
3 -Enxague os fios e elime o produto por completo. Do contrário, eles ficarão com um aspecto pegajoso e pesado.
 
Anotou as dicas? Se quiser recuperar a beleza e saúde dos fios, invista em hidratações profundas e eficientes. Elas podem repor os nutrientes perdidos e ainda recuperar a força e vitalidade dos cabelos.
 
Por: AgComunicado