"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Rotina diária: dicas da Ayurveda para viver melhor


29/08/2016 - 09:15:20 | 205

 

 

DORMIR E ACORDAR CEDO É UMA DAS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

 

Faz parte da vida da maioria das pessoas, se preocupar com a saúde apenas em casos de surgimento de algum sintoma, assim como é comum apenas tratar sintomas, sem investigação profunda à saúde. 

Na medicina ayurvédica a saúde num todo é priorizada, portanto, todos os aspectos do funcionamento do organismo são igualmente importantes.

A terapeuta ayurvédica, Ana Cristina Hansaul, explica que para a Ayurveda, a beleza também é um reflexo da saúde física e que há algumas recomendações importantes para cuidar da saúde de uma maneira geral:

“Acordar cedo (ao nascer do sol ou um pouco antes do nascer do sol), é importante, porque é quando a pessoa tem uma energia do dia que vai facilitar para fazer atividades físicas, que vai ajudar o metabolismo a trabalhar melhor, tudo funcionará melhor.”

De acordo com o artigo A Rotina Diária, ter uma rotina matinal é importante para ter um bom dia. É essencial limpar e purificar o organismo, essa limpeza começa com a eliminação de todas as excretas (urina, fezes, suor, sujeiras nos órgãos dos sentidos etc.).  Dentre algumas das recomendações presentes na rotina ayurvédica, está: banho de água morna, quente apenas em caso dos doshas vata e kapha; após a alimentação, fazer repouso e uma breve caminhada e meditação, que é uma maneira de limpar a sujeira dos órgãos dos sentidos e das emoções, entre outras.

A especialista acrescenta que logo após acordar, ao fazer as limpezas do corpo, a primeira ação deve ser a raspagem da língua, para a remoção das impurezas que se acumulam na região: “São toxinas daquilo que não pôde ser digerido e então para que a pessoa não engula essas toxinas, é importante primeiramente fazer a raspagem dessa camada esbranquiçada ou amarelada”.

A terapeuta ayurvédica orienta que o ideal para que o intestino funcione todos os dias é tomar água morna com limão em jejum, que vai fazer com que seja retirado o excesso de muco do estômago, que fará com que o intestino tenha uma mobilidade melhor: “É como retirar toxinas e fazer o corpo despertar de uma maneira saudável”.

De acordo com o artigo Dicas Ayurvédicas, é recomendado, pela manhã, a prática de alguma atividade física como Yoga, caminhadas, natação ou qualquer atividade que respeite as condições de saúde, o que ajudará a pessoa a realizar as tarefas diárias mais "pesadas", além de conferir leveza ao corpo, disposição, entre outros inúmeros benefícios.

“Procure se exercitar, consumir alimentos mais orgânicos, frutas da estação, farinhas integrais, tenha sempre algo que seja muito mais fácil de digerir e mais saudável”, orienta a especialista.

De acordo com o artigo Ayurveda: ciência da vida, dormir e acordar cedo é como aproveitar a fase de rejuvenescimento físico e mental. A alimentação após às 18h deve ser líquida e leve (sopa, chás). 

A terapeuta ayurvédica, recomenda que o ideal é que a pessoa durma até às 22h, porque é durante o sono que as energias são repostas:

“O corpo produzirá os hormônios de que necessita, vai metabolizar tudo que foi ingerido, assim como pensamentos e emoções, então o sono é muito reparador, mas é preciso ter uma rotina.”

Você tem uma rotina diária de saúde? Se não, por que não mudar isso a partir de hoje? Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. 

 

Ana Cristina Hansaul – Terapeuta ayurvédica e farmacêutica bioquímica industrial. Possui mestrado em Farmacologia e trabalhou 7 anos na área hospitalar.

Fanpage: www.facebook.com/vedaequilibrio

 

Fontes

Congresso Online de Terapias Naturais para a Saúde da Mulher.

A Rotina Diária. Viver Ayurveda: ayurviver.wordpress.com/ayurveda/manual-de-instrucoes-para-o-bem-viver-a-rotina-diaria

Dicas Ayurvédicas. Ayurveda prática: alecrimdaterra.blogspot.com.br/p/dicas-ayurvedicas.html

Ayurveda: ciência da vida. Vida plena e bem estar: www.vidaplenaebemestar.com.br/qualidade-de-vida/ciencia-da-vida