"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Soja, um alimento essencial para uma dieta vegetariana


16/09/2013 - 23:00:00 | 552
 
Um alimento protagonista do cardápio dos vegetarianos, a soja tem representado um importante papel na reposição de nutrientes da carne. Os alimentos a base de soja, são substitutos significativos de proteína animal, como o leite e a carne. Isso se deve, ao seu alto valor nutricional que contém 35% de carboidratos, 20% de lipídios, 45% de proteínas e a maior parte de gorduras boas, como ômega-3 e ômega-6.
 
Com esse alto valor nutricional, o grão é considerado o alimento de origem vegetal mais completo. Especialistas afirmam que a soja contém proteína de alto valor biológico, que de fato, supri a falta das carnes na alimentação.
 
A soja também apresenta aspectos vantajosos a outros alimentos, inseridos no grupo das leguminosas, como lentilha, grão de bico e feijão. Diferente de outros alimentos vegetais, a soja é o único alimento que contém proteína de alto valor biológico como a proteína animal, mas com uma composição de gorduras boas mono e poli-insaturadas, livre de gorduras ruins e isenta de colesterol e lactose. Ao contrário das carnes que possuem alto teor de gorduras saturadas. 
 
Para equilibrar a dieta de vegetarianos e não vegetarianos, é recomendado o consumo de quatro porções de alimentos de soja por dia. O grão de soja é facilmente incorporado à alimentação vegetariana. Segundo especialistas, a dieta a base de soja desempenha um papel muito saudável no organismo, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, problemas renais, sintomas de menopausa, colesterol alto e pode até prevenir alguns tipos de câncer. 
 
Pacientes que sofrem com hipersensibilidade ao leite de vaca ou intolerância à lactose, encontram uma ótima opção no leite de soja e em bebidas a base de soja, pois são fontes de proteínas, vitaminas A, C, D, E, B2, B6, B12, ácidos fólicos e minerais como zinco e cálcio. 
 
Outra alternativa saudável para inserir a soja na alimentação, é consumir o grão cozido, com saladas nutritivas. Associar a soja a receitas tradicionais, pode garantir refeições muito saborosas, como utilizar o grão para o preparo de berinjela recheada ou até mesmo, o grão moído no preparo de massas e lasanhas. Faça boas escolhas, siga uma dieta saudável e pratique exercícios físicos regularmente, dessa forma você proporciona saúde, qualidade de vida e bem estar ao seu organismo.