Seja bem vindo a Online Farma!

A revista americana "Science Translational" publicou nesta quarta-feira que cientistas americanos descobriram que o sulforafano, composto encontrado nos brotos de brócolis, pode ajudar a eliminar a bactérias que afetam os pulmões. O sulforafano está presente nas verduras da família da couve e se apresenta como um possível tratamento para prevenir ou diminuir as infecções que afetam os fumantes e os pacientes com doenças pulmonares. 

 
Um pulmão saudável expulsa por si só as partículas de pó, os resíduos e as bactérias que entram através do aparelho respiratório, junto com o oxigênio que respiramos. Porém, esse sistema de limpeza é prejudicado nos fumantes e nas pessoas com doenças pulmonares, como é o caso da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma patologia respiratória grave. A DPOC afeta 24 milhões de americanos e 210 milhões de pessoas no mundo todo. É a terceira causa de morte nos Estados Unidos.  

Pesquisadores do Departamento de Ciências da Saúde Ambiental da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins analisaram as células do sistema imunológico dos pulmões de pacientes com a enfermidade, assim como os de ratos expostos à fumaça do cigarro, e descobriram que o tratamento com sulforafano estimula a ativação da via de sinalização celular Nrf2 tanto nas células humanas dos pulmões com DPOC quanto as dos pulmões dos ratos expostos à fumaça. A ativação da via Nrf2 restaura a capacidade dos macrófagos pulmonares para eliminar as bactérias dos pulmões. O achado sugere que uma dieta rica em sulforafano poderia ajudar aos pacientes. 
 
As descobertas sugerem que os macrófagos dos pulmões dos pacientes com DPOC têm uma falha no processo chamado fagocitose, que consiste na destruição de bactérias ou agentes nocivos para o organismo. 
 
Os pesquisadores descobriram ainda que a ativação da via Nrf2 induzida pelo sulforafano restaurou a capacidade dos macrófagos pulmonares para se unir e combater as bactérias.

Autor:  Agência Comunicado

Fonte:  Portal iG