"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Substitua já o açúcar refinado por versões mais saudáveis


09/10/2014 - 23:00:00 | 655

Quais os tipos de açúcar saudáveis existentes?

O açúcar refinado é um dos maiores vilões da saúde, é responsável por desencadear diversos tipos de doenças como diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outras. Além disso, aumenta a produção de radicais livres no organismo que faz com que células saudáveis sejam destruídas, o que gera doenças e causa inclusive, o envelhecimento da pele.
 
O açúcar também está ligado a descalcificação dos ossos, que pode vir a desencadear problemas como osteoporose, raquitismo, entre outras, e não é só o açúcar refinado propriamente dito, mas os produtos que levam açúcar em sua composição além de outras substâncias nocivas também fazem mal à saúde como refrigerantes,
biscoitos recheados, guloseimas, entre outros.
 
Mas há opções mais saudáveis que podem substituir o açúcar como o açúcar orgânico, livre de aditivos químicos, possui uma coloração caramelizada ou cristal, trata-se de um açúcar granulado com poder adoçante semelhante ao do açúcar refinado. 
 
Há também o açúcar orgânico demerara, mais refinado e com valor nutricional quase idêntico ao açúcar mascavo.
 
O açúcar mascavo é um açúcar mais puro, porque é produzido a partir do caldo da cana-de-açúcar sem os aditivos químicos usados com a finalidade de clarificar e branquear o açúcar, que origina o açúcar tradicional.
 
Esse tipo de açúcar contém mais minerais e vitaminas do que o açúcar refinado. Mas vale salientar que o valor calórico é semelhante ao do açúcar refinado e ainda assim deve ser consumido equilibradamente.
 
Há também um açúcar pouco comentado que é o açúcar de beterraba, produzido a partir da beterraba branca, o aspecto do açúcar é claro, pode ser encontrado na versão mais granulada e também refinada. Esse tipo de açúcar é encontrado na Europa por conta do inverno e da deficiência no desenvolvimento da cana.
 
Qualquer tipo de alimento existente deve ser consumido com cautela em uma dieta equilibrada, mesmo essas opções mais saudáveis de açúcar podem causar sim danos à saúde se consumidas de maneira exagerada.
 
Outra opção é o mel natural, isso porque contém antioxidantes que agem prevenindo o surgimento de doenças, possui ação bactericida e antifúngica, desta forma, aumenta o poder de defesa do sistema imunológico. Pode ser considerado em um tipo importante de carboidrato, que confere energia ao organismo de maneira natural, é importante na dieta de pessoas que praticam atividades físicas.
 
Maus hábitos alimentares começam desde muito cedo, mais precisamente do berço, é comum que os pais deem aos seus filhos quantidade exagerada de açúcar logo nos primeiros anos de vida, seja misturado no leite, seja por meio de bebidas como refrigerantes ou guloseimas. Esse hábito prejudica a formação óssea da criança, os dentes quando começam a irromper já recebem substâncias nocivas contra o seu crescimento saudável. Evite ao máximo dar açúcar ao seu filho e já introduza alternativas para adoçar, com ênfase no mel natural. Elimine o açúcar refinado da dieta, tenha mais saúde.