Seja bem vindo a Online Farma!

O hábito de fumar é bastante mencionado como fator de risco para câncer, doenças respiratórias e  cardíacas. O tabagismo raramente é associado ao surgimento de dores lombares. No entanto, fumar pode, sim, acelerar o desenvolvimento de problemas como a hérnia de disco,  que é um desgaste de uma estrutura entre as vértebras, parecida com um amortecedor. A questão é que a fumaça do cigarro prejudica a circulação de sangue debaixo do disco, atrapalhando a chegada de nutrientes. O disco fica ressecado e se desgasta com maior facilidade, rachando.

Infelizmente o problema é progressivo, e quanto mais cedo o indivíduo começa a fumar, mais cedo o problema pode ocorrer. Quanto aos sintomas iniciais, são dores nas costas e um leve inchaço local,.

Fatores de risco

Além do tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e a carga genética podem predispor a pessoa a desenvolver a hérnia de disco. Esse desgaste nas estruturas da coluna ocorre de forma natural já a  partir dos 35 anos de idade. As pessoas que não têm nenhum desses fatores dificilmente desenvolverá a doença ou suas complicações. Porém, se alguém na família tiver o problema, o risco passa para 30%.

Prevenção e correção

É difícil prevenir a hérnia de disco mas a melhor coisa é adotar um estilo de vida saudável. Praticar exercícios regularmente e controlar o peso são medidas simples e eficazes para evitar a hérnia de disco. Uma vez instalada, não pode ser revertida, mas os sintomas podem ser contornados. A primeira medida é a melhoria na qualidade de vida. Fisioterapia ou reeducação postural são ferramentas essenciais.

Fonte: Portal iG