Seja bem vindo a Online Farma!

 

Dizem que respirar devidamente é viver devidamente. Mas infelizmente a maioria das pessoas não seguem essa frase a risca. Logo quando nascemos já respiramos corretamente, basta observar um bebê respirando, ele eleva seu diafragma e depois expira o ar mantendo o mesmo ritmo. Mesmo temos nascido respirando corretamente nós perdemos esse hábito devido ao stress, ansiedade, má postura e diversos outros fatores consequentes da vida adulta.

Um teste para fazer e ver se sua respiração anda ruim é respirar 10 vezes pelo diafragma ( sentindo ele se levantar, como se estivesse estufando a barriga)  por 4 segundos, segurar o ar por 2 e soltar também em 4 segundos. Caso se sinta um pouco tonto é porque seu corpo se desacostumou a receber a quantia certa de oxigênio.

Respirar corretamente é muito importante pois nosso corpo funciona como uma rede elétrica que tem um fluxo de energia – no caso o ar. Se essa energia correr leve e solta ela vai se distribuir naturalmente pelo corpo. Quando há algum bloqueio, o que acontece quando respiramos rapidamente, essa energia se concentra em certas regiões causando então dores em algumas regiões musculares que se encontram tensas. A respiração correta massageia os órgãos do corpo e faz com que eles trabalhem bem, regenera as células, beneficia os rins, fígado, pulmão, sangue, intestino, pele e coração. Além de ajudar em problemas de pressão alta, agitação e irritação.

Algumas técnicas de respiração, muito utilizadas na Yoga, são como uma reeducação da respiração. Confira algumas e comece a praticar, os efeitos só serão benéficos.

 

  •  Técnica Nadi shodana

Sente com a postura reta e coloque o dedo médio e o indicador da mão direita no ponto entre as sobrancelhas. Expire pelo nariz. Tampe a narina direita com o polegar e inspire apenas pela esquerda. Tampe a esquerda com o dedo anular e solte o ar pela direita. Inspire pela direita, tampe-a com o polegar e solte pela esquerda, completando um ciclo completo. É recomendado fazer  12 ciclos e para equilibrar as forças e energias em momentos de crise

  • Técnica Bramari

Sente em uma cadeira e inspire pelo nariz (lembre-se sempre de respirar levantando o diafragma não os ombros e o peito). Quando expirar pela boca imite o zumbido de uma abelha. Essa técnica é recomendado para dar alegria.

  • Respiração em Shayasana

Deite de barriga para cima em um lugar confortável e firme e deixe os pés um pouco afastados. Coloque uma das mãos sobre o peito e a outra na região do abdômen. Respire profundamente pelo diafragma fazendo o seu abdômen subir como uma bexiga e segure o ar até o tempo que conseguir sem forçar. Solte o ar. Repita quantas vezes puder.