"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Temperos que dão sabor e saúde


11/08/2013 - 23:00:00 | 654
Comida sem tempero além de não agradar o paladar, não estimula uma alimentação saudável. Existem temperos nocivos à saúde por ser modificados quimicamente e podem ocasionar até em problemas mais sérios ao organismo. Mas há uma variedade de temperos e ervas que podem além de dar sabor aos alimentos, conferir mais saúde à alimentação.

Alho e cebola: esse são ingredientes e temperos deliciosos de qualquer prato não é mesmo? O alho é aliado da saúde do coração e auxilia na diminuição das taxas de colesterol no sangue. A cebola por sua vez possui ação antibactericida e antifúngica e previne até mesmo o câncer.

Açafrão: esse delicioso tempero além de conferir uma cor atraente aos alimentos, é antioxidante, antiinflamatório, ajuda em casos de prisão de ventre etc.

Aipo: muito utilizado em saladas, sopas e também como tempero. O aipo é digestivo, ajuda em casos de gases (flatulência) e é diurético.

Alecrim: uma erva que confere sabor especial à maioria dos alimentos. É digestivo, estimulante, atua contra casos de depressão e auxilia no bom funcionamento da circulação sanguínea.

Canela: pode ser usada em pratos doces e salgados, é um ingrediente indispensável em bolos, biscoitos, chocolate quente, banana caramelizada etc. É digestiva, antioxidante, auxilia em casos de menopausa, entre outros benefícios.

Colorau: confere uma cor bonita aos alimentos e possui propriedade digestiva e estimulante.

Gengibre: usado em preparações salgadas e doces, o gengibre é antioxidante, ajuda em casos de problemas cardiovasculares, é importante em dietas, pois auxilia no processo de emagrecimento.

Esses são alguns dos diversos temperos à disposição da culinária.
 
Muitos sabem dos riscos que o consumo exagerado de sal pode trazer à saúde. Por isso é importante dosar a utilização de sal e se possível substituir por sal marinho, que é menos salgado, não passa pelo mesmo processo de refinamento do sal convencional e trata-se de um condimento mineral.
 
Temperos não são apenas essenciais para conferir sabor aos alimentos, são indispensáveis para proporcionar saúde.