Seja bem vindo a Online Farma!

Recente pesquisa realizada nos Estados Unidos aponta que parte do ganho de peso observado nos últimos 40 anos na população se deve ao declínio da atividade física nos locais de trabalho. Atualmente, nos Estados Unidos, apenas 20% dos empregos envolvem atividade física moderada, contra 50% dos trabalhos na década de 60.

Houve um significativo aumento da obesidade nas últimas décadas, com um aumento no consumo de refrigerantes, alimentos processados e do modelo “fast food” de alimentação. Os avanços tecnológicos, com o uso cada vez mais amplo de computadores, carros, elevadores e escadas rolantes, e o tempo livre gasto na frente da televisão, vêm contribuindo gradativamente para a diminuição da atividade física.

Para quem passa muitas horas por dia em frente ao computador, torna-se importante inserir uma atividade física na rotina, como um conceito mais amplo do que a prática de alguns exercícios nos momentos de lazer. A regularidade é o que faz a diferença. É possível priorizar o uso de escadas ao invés de elevadores, caminhar alguns quarteirões todos os dias na hora do almoço, ou descer do elevador um andar antes do seu andar de destino e subir um lance de escadas, por exemplo. Melhor ainda é frequentar uma academia de ginástica de duas a três vezes na semana, ou mesmo intercalar algumas atividades diferentes, tanto aeróbias (como correr, nadar ou pedalar) como anaeróbias (musculação ou pilates, por exemplo).

O desafio é encontrar uma atividade que dê prazer. Há quem comece a frequentar uma academia e deixe de ir por conta do cansaço inicial das primeiras semanas, ou ainda porque não se sente bem em um ambiente que valoriza o aspecto estético da atividade. Mas há várias opções de academias com diferentes públicos e perfis e sempre é possível conciliar vida profissional, vida em família e convivência com os amigos a uma atividade física, nem que seja apenas por 40 minutinhos em 2 dias da semana. Os benefícios são garantidos.

Por: AgComunicado