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Vegetarianismo com sabor e nutrientes


09/09/2014 - 23:00:00 | 634

Confira uma deliciosa receita de couve-flor de forno

Milhares de pessoas no planeta assumiram um estilo de vida: vegetarianismo. Mas a decisão em não consumir mais carne requer cuidados indispensáveis com a alimentação para que importantes nutrientes presentes na carne possam ser repostos por meio de outros alimentos.
 
É possível viver sem consumir carne, mas para que a saúde não perca é essencial que alguns alimentos sejam frequentemente explorados. Quais alimentos são esses?
 
O ferro presente na carne pode ser substituído por alimentos de origem integral como feijões e grãos integrais (ervilha, lentilha, feijão branco, feijão preto, entre outros).
 
A vitamina C é um nutriente importante que aumenta a capacidade do organismo para a absorção do ferro, por isso é extremamente importante que alimentos abundantes nessa vitamina sejam consumidos. Laranja, acerola, limão, morango, entre outros.
 
A vitamina B12 é fundamental principalmente para o bom funcionamento do sistema nervoso, ovos e leite são alimentos que oferecem esse nutriente ao organismo, mas no caso das pessoas que são vegetarianas, esse nutriente pode ser reposto até mesmo por meio de suplementação.
 
O cálcio é um mineral indispensável e diversos alimentos possuem esse nutriente: brócolis, grão de bico, cenoura, entre outros, são alimentos ricos em cálcio e podem auxiliar.
 
A soja é um alimento de alto valor proteico que ajuda a suprir as necessidades do organismo desse importante nutriente, o leite de soja também costuma representar uma excelente opção para aqueles que optaram em também não tomar o leite animal.
 
Vale lembrar que os grãos integrais podem ser aproveitados em forma de salada na alimentação e fica delicioso.
 
Queijos de soja também são altamente indicados, com ênfase no queijo tofu, excelente opção para saladas, lanches da tarde e recheios de massas.
 
As frutas podem ser aproveitadas em forma de vitamina, ao invés do leite animal, o preparo da bebida pode ser realizado com o leite de soja que também fica delicioso.
 
É extremamente importante que um nutricionista seja consultado para orientar uma dieta específica que atenda às necessidades do organismo, que podem variar.
 
Agora que tal uma receita deliciosa de Couve-Flor de forno?
 
Você vai precisar de uma couve-flor, de azeite, ervas finas de sua preferência e sal.
 
O preparo é simples: Pré-aqueça o forno na temperatura de 200°C. Forre uma assadeira média com papel manteiga. Corte a couve-flor em pequenos buquês e envolva esses buquês com quantidade generosa de azeite e ervas finas. O ideal seria que o sal não fosse utilizado, mas se desejar, opte pelo sal marinho, versão mais saudável.
 
Disponha os pequenos buquês na assadeira em uma única camada, isso garante que todos os pedaços fiquem igualmente assados e crocantes.
 
Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos verificando sempre, pois o tempo pode variar de acordo com a potência de cada forno. Essa é uma excelente opção para compor o almoço ou jantar. 
 
Bom Apetite!