Seja bem vindo a Online Farma!


1. O leite desnatado é apenas leite integral com água adicionada.
 
Mito. O leite desnatado possui somente uma quantidade menor de gordura saturada e colesterol. Não existe acréscimo de água - garante a nutricionista Patrícia - e não há diminuição de nutrientes.

Tem pessoas que afirmam que a versão desnatada possui maior quantidade de cálcio - o que seria muito bom para prevenção da osteoporose - e mais sódio - o que não seria nada bom, principalmente, para pessoas que são hipertensas.
 
A nutricionista Adriana, porém, fala que a diferença não tem relevância, afinal as quantidades desses minerais – da mesma forma como de outros nutrientes - são parecidas nos dois tipos de leite.
 
2. O leite deveria ser deixado de lado na alimentação.

Mito. Existem contradições, só que ainda prevalecem pesquisas e especialistas que afirmam que o leite só tem que ser deixado de lado em caso de alergias. "A bebida é boa fonte de proteína e o cálcio que ela possui é mais bem absorvido pelo nosso corpo, assim que comparado com os outros alimentos que também são fonte desse mineral", alega Patrícia. 

3. Laticínios podem provocar o ganho de peso.

Meia verdade! Da mesma forma como todo alimento em excesso que possua gordura e calorias. Devido a este fato, o ideal é consumir as versões que tenham um teor reduzido de gordura que, que quando consumidas na medida correta, não nos trazem quilos extras.
 
Porém, o cálcio, assim como a proteína contida no leite, ajuda a melhorar a capacidade do nosso organismo de eliminar gordura, ajudando a emagrecer, assim como fazem outros alimentos, como a fruta Goji Berry.

4. O leite desnatado não possui colesterol.

Mito. A nutricionista Maria Cláudia diz que todos os alimentos que têm origem animal tem colesterol. "O que acontece com o leite desnatado é que, com a diminuição das gorduras presente nos alimentos, o teor de colesterol livre também é reduzido", explica a profissional. 

5. Consumir o leite quando se está resfriado pode provocar o aumento de muco.

Mito. Não existem muitas pesquisas que comprovem essa relação, segundo a nutricionista Adriana. "As pessoas podem acabar confundindo o espessamento temporário da saliva depois do consumo do leite com muco", conta a especialista.