"Manter o corpo em boa forma é dever de todos. Corpo saudável... Pensamentos Saudáveis."

Vitamina C além da prevenção de gripes e resfriados


10/10/2015 - 23:00:00 | 467

Entenda as diferentes ações deste nutriente no organismo

 
Ao pensar em vitamina C, muitas pessoas fazem a automática associação com a prevenção e tratamento de gripes e resfriados. Sim, esse nutriente é fundamental para fortalecer o sistema imunológico, mas não é apenas essa a funcionalidade do ácido ascórbico (vitamina C).
 
Pele mais jovem e bonita – A vitamina C é também um poderoso antioxidante e age prevenindo a formação dos radicais livres no organismo, que além de destruir células e causar doenças, também causam o envelhecimento precoce, por isso, consumir vitamina C previne o envelhecimento da pele. Outra curiosidade é que o nutriente está intimamente ligado à produção de colágeno no organismo, o que quer dizer que ajuda a manter a elasticidade e confere mais firmeza à pele.
 
Para absorver ferro – O consumo do ácido ascórbico está ligado à absorção de ferro no organismo. Por isso é essencial consumir alimentos ricos em vitamina C na dieta diária.
 
Para emagrecer – A vitamina C estimula o funcionamento do metabolismo, tornando-o mais apto para a queima de calorias, o que quer dizer que se o consumo de alimentos ricos neste nutriente estiver aliado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos, pode emagrecer!
 
Ajuda no combate ao estresse – Uma pesquisa científica realizada na Alemanha mostrou que a vitamina C diminui os níveis dos hormônios cortisol e ajuda a equilibrar a pressão arterial, o que influencia em um comportamento menos estressado. 
 
A vitamina também pode ser encontrada facilmente em forma de suplemento, mas vale lembrar que a maneira mais recomendada de oferecer esse nutriente ao organismo é por meio da alimentação. Invista nas frutas cítricas: laranja, acerola, limão, goiaba, morango, maçã, uva, abacaxi; as verduras de folhas verde-escuras também costumam ser ricas no nutriente... Sem contar que a goji berry, fruta asiática recomendada para auxiliar no emagrecimento, é a fruta mais rica em vitamina C existente.
 
Se você não tem consumido muita vitamina C no dia a dia... Vale mudar isso a partir de agora.