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Benefícios dos alimentos ricos em antioxidantes


04/01/2016 - 23:00:00 | 377
 
 
Os antioxidantes são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo que favorecem o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como o câncer. Assim, os antioxidantes combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças. Os alimentos ricos em antioxidantes são, principalmente, frutas e verduras com altas concentrações de vitaminas A, C ou E.  
 
Para que servem os antioxidantes? 
 
Os alimentos ricos em antioxidantes servem para ajudar a prevenir doenças, como o mal de Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares. Os antioxidantes favorecem o bom funcionamento das células de todo o corpo, combatendo o efeito danoso do estresse ou da má alimentação, por exemplo. 
 
Benefícios de alimentos ricos em antioxidantes:
 
Os antioxidantes são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, alguns alimentos que possuem antioxidantes são:
 
- Soja - os componentes fitoquímicos são as isoflavonas e genisteina, que pertencem ao grupo dos fitoestrógenos. A soja e sua isoflavona têm atividade anticarcinogênica, antioxidante e antiaterosclerótica;
- Alho e cebola - sua ação antioxidante se deve principalmente a um composto chamado alicina e aos compostos sulfurados;
- Tomate- contribui com 85% do total do licopeno ingerido ao dia. O alto consumo de licopeno esta associado com a redução do risco de alguns tipos de câncer;
- Linhaça- rica em ômegas 3 e 6, possui ação anti-inflamatória. Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas. A linhaça promove melhora da resposta do sistema imunológico, principalmente devido ao seu alto teor de ômega 3;
- Frutas vermelhas e roxas- Ajudam a manter a pele jovem e saudável, pois são ricas em substâncias que protegem contra os radicais livres, além de fornecerem vitaminas e minerais em quantidades elevadas;
- Hortaliças- Os vegetais (repolho, couve de bruxelas, brócolis, couve-flor, nabo e mostarda) contém fatores dietéticos potencialmente anticarcinogênicos, tais como caroteinoides, vitamina C, fibras, flavonoides e glucosinolatos. 
- Frutas cítricas- laranja, limão e lima, ricos em vitamina C. Além disso, os bioflavonoides também podem ser encontrados nestas frutas, que, além de potencializar a ação da vitamina C, são excelentes para a saúde.
- Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados e de agentes fenólicos, como tirosol, esqualeno e lignanas, componentes capazes de inibir o estresse oxidativo. Seu consumo está associado à prevenção e ao tratamento de enfermidades como melhora dos triglicerídeos, redução do LDL colesterol e aumento do HDL colesterol;
- Chá verde- possui os polifenois, que apresentam efeitos até cinco vezes maior que as vitaminas C e E. 
 
Os antioxidantes podem ser encontrados nos alimentos naturais, nos suplementos de vitaminas e minerais e nos cremes anti-idade. No entanto, os suplementos de antioxidantes, assim como qualquer outra suplementação, só devem ser aconselhados por um profissional de saúde especializado. Antes de fazer uso de qualquer suplemento antioxidante consulte o seu médico.