
A Erva-cidreira (Melissa oficinalis) é uma planta medicinal muito utilizada na medicina popular como um potente calmante natural. Além disso, é rica em polifenois, terpenos, taninos, flavonoides, ácido rosmarínico e ácido cafeico e se destaca também pela sua ação antioxidante.
A Erva-cidreira pertence à família botânica Lamiaceae, mesma família botânica da hortelã e do boldo e pode ser comprada em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação, comercializada na forma de extrato seco ou cápsulas.
Erva-cidreira para que serve?
A Erva-cidreira é um excelente remédio caseiro para acalmar, combater a retenção de líquidos e também é útil para combater a congestão nasal. Além disso, a erva reduz problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse, gases e cólicas menstruais.
Benefícios da Erva-cidreira:
- Efeito calmante: possui ação calmante e sedativa. Ela ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse;
- Diminui problemas estomacais: possui um efeito contra problemas gástricos. A sua atividade antiespasmódica e carminativa beneficiam o sistema digestivo, inclusive com melhora da indigestão associada à tensão nervosa. O efeito sedativo e ansiolítico da Erva-cidreira pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.
- Reduz os sintomas da cólica: proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar os sintomas da cólica menstrual.
- Diminui os gases: ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.
- Ação antioxidante: possui forte ação antioxidante. Por isso, irá combater os radicais livres e evitar o envelhecimento celular, prevenir câncer, proteger o coração e evitar doenças cerebrais degenerativas.
A Erva-cidreira é um remédio caseiro que não causa efeitos colaterais graves. Foi observado em alguns casos, sonolência e diminuição da frequência cardíaca. Antes de fazer uso de cápsulas de Erva-cidreira consulte o seu médico e siga todas as orientações sugeridas e ao persistir qualquer sintoma informe imediatamente ao seu médico.